Na última semana de abril, estudantes da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) visitaram o Núcleo de Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia de Aplicação (Nedta), da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal, como parte de uma viagem técnica ao estado de São Paulo. A atividade teve como objetivo apresentar aos alunos as pesquisas, equipamentos e práticas desenvolvidas pelo laboratório, que é referência na área.
Coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira, o Nedta atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Acompanhado pelos doutorandos Edimar Peterlini e Anderson Rodrigues e pelos mestrandos Lucas Medeiros e Nelson Roque, o professor apresentou aos alunos da UEMS o analisador de tamanho de partículas por difração de raios laser — equipamento que permite medir o tamanho de gotas de pulverização e classificar pontas de pulverizadores agrícolas.
Os estudantes também participaram de testes com lâminas de papel hidrossensível, utilizados para avaliar a cobertura da calda. Durante a atividade, receberam orientações sobre densidade de gotas, qualidade e deposição da pulverização, além de cuidados essenciais para evitar a deriva.
Para Camila Ferreira, aluna do 3º ano de Agronomia, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para ampliar a compreensão sobre o uso correto de produtos fitossanitários. “Fiquei impressionada com a modernidade dos e os testes realizados nos bicos de pulverização, nas reações químicas no tanque e na avaliação da densidade das gotas. Pude até compartilhar com meu pai, que trabalha na área, algumas informações importantes que aprendi”, destacou.
Além do Nedta, os estudantes visitaram a Agrishow, feira agrícola em Ribeirão Preto, e a cooperativa agroindustrial Coplana, também localizada em Jaboticabal.