Skip to main content

LAPAR

Princípios de Análise

Espalhamento de Luz Lazes de Baixo Ângulo (LALLS)

Este método de análise de tamanho de partículas, também chamado de difração laser, consiste na medição dos ângulos de difração do raio laser, sendo que este ângulo está relacionado ao diâmetro da partícula com boa exatidão.

Atualmente, é a técnica analítica dominante na determinação do diâmetro de partículas devido à possibilidade de medidas no ar, em suspensões, em emulsões e de aerossóis. Possui amplitude de 0,05 a 3500 µm em um único equipamento. Permite reprodutibilidade dos resultados, pela integração de várias médias individuais e possibilita fácil verificação do estado de calibração.

No método de difração laser, as partículas grossas espalham o raio a baixos ângulos e vice-versa. São empregados o laser (fonte de luz de comprimento de onda fixo) e detectores para espalhamento da luz, que emitem mensagens para um computador que calcula e apresenta os resultados.

Figura 2. Ângulo de espalhamento em função do tamanho das partículas.

Como principais desvantagens, esta técnica recente em termos relativos (metade dos anos 70), requer equipamentos de difração laser de custo relativamente alto. Tem apresentando um limitado número de métodos formais (ASTM-1458-92 e ISO 13320) e dificulta a aplicação a materiais com dimensões superiores a 3 mm, devido aos ângulos de espalhamento serem muito pequenos.

Em novembro de 2002, após a re-adequação ao PROCEDIMENTO GGLAS, seguindo a norma ISO/IEC 17025, o LAPAR passou a integrar-se a REBLAS estando apto a emitir pareceres e relatórios técnicos reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde.

O trabalho pioneiro do Professor Tomomassa Matuo, hoje frutifica e eleva a conceituada UNESP de Jaboticabal à colaboradora oficial do Governo Brasileiro

Navegação

Modelo de Carta de Solicitação

Enviar para o e-mail: mdacosta@fcav.unesp.br
O prazo para entrega do relatório de análise é de aproximadamente vinte (20) dias.

Envie as amostras

A/C Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira
Departamento de Fitossanidade, UNESP Campus de Jaboticabal
Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n.
14884-900, Jaboticabal – SP

+55 (16) 3209-7299

gqlapar@fcav.unesp.br

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Câmpus de Jaboticabal
Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n – Jaboticabal/SP
CEP: 14884-900