Skip to main content

NEDTA

LAPAR

O Laboratório de Análise do Tamanho de Partículas (LAPAR) do Departamento de Fitossanidade da Unesp de Jaboticabal foi constituído a partir de projeto do Professor Tomomassa Matuo, Pesquisador de relevância mundial na tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários. Currículo Lattes.

Para responder questionamentos sobre o tamanho de gotas produzidas por determinados bicos de pulverização e o tamanho adequado da gota para o controle das pragas, o Professor trouxe para o Brasil, em 1966, o Analisador de Partículas Mastersizer S, que permitiu adotar a técnica de difração de raios laser por meio importação.

O equipamento permitiu a realização de outros tipos de análises, incluindo testes de aerossóis domissanitários.

Foram então firmados convênios com empresas da iniciativa privada para a adequação do laboratório e realização de análise dos saneantes domissanitários já formulados.

Estas análises fizeram parte da rotina do LAPAR até o ano de 2001, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através da Rede Brasileira de Laboratórios (Reblas) passou a cadastrar e regulamentar os laboratórios nacionais de saneantes.

Em novembro de 2002, após a readequação ao Procedimento GGLAS, em atendimento à norma ISO/IEC 17025, o LAPAR foi integrado à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – Reblas e está apto a emitir pareceres e relatórios técnicos reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Saúde.

LAPAR

habilitado por

Análise de Saneantes pelo LAPAR

Análises

As análises realizadas pelo NEDTA atendem aos padrões e normas internacionais e nacionais. Clique para ver a lista de análises que oferecemos.

+55 (16) 3209-7299

gqlapar@fcav.unesp.br

Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Câmpus de Jaboticabal
Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane s/n – Jaboticabal/SP
CEP: 14884-900