Palestrantes
Ana Paula de Almeida Cruz Garcia
Palestrante
Engenheira Agronômica pelo Instituto Superior de Agronomia, é Subdiretora Geral de Alimentação e Veterinária, desde maio de 2014. É Membro e Ponto focal no âmbito da OCDE Agricultura/Esquemas de Certificação Varietal, da União Internacional para a Proteção de novas Variedades Vegetais (UPOV), da Associação Internacional de Ensaio de Sementes (ISTA), da Convenção Internacional da Proteção das Plantas (IPPC) e da Organização Europeia e Mediterrânica da Proteção das Plantas (OEPP). Integra o Conselho de Administração do Instituto Comunitário de Variedades Vegetais (ICVV) e Chefe do Serviço Fitossanitário nacional (COPHS).
António Mexia
Palestrante
Universidade de Lisboa | UL – Faculdade de Agronomia (Instituto Superior de Agronomia)
Agregado em Proteção de Culturas; Doutorado em Biologia Aplicada; DIC em Manejo de Pragas; Mestrado em Proteção de Culturas; Engenheiro Agrônomo.
Artur Figueiredo Costa Saraiva
Palestrante
Concluiu Mestrado em Engenharia do Ambiente em 2012 e a Licenciatura em Engenharia do Ambiente em 2010 pela Universidade de Lisboa. Aluno de Doutorado em Engenharia do Ambiente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa desde 2019. Tem colaborado, enquanto Professor Assistente Convidado na Escola Superior Agrária do IPSantarém e como orador convidado em UCs do Instituto Superior de Agronomia e da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros. Publicou 17 artigos em revistas especializadas, organizou 11 eventos e recebeu 7 prêmios e distinções. Participou como Bolseiro de Investigação em 5 projetos de investigação financiados e em 8 como investigador. Atua na área de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia do Ambiente.
Emilio Gil Moya
Palestrante
Emilio Gil Moya é professor de Engenharia Agroalimentar e Biotecnologia na Universitat Politècnica de Catalunya e lidera a Unidade de Mecanização Agrícola. Ele também ensina na Universidade de Turim no programa dedoutorado é coordenador do projeto INNOSETA do Horizon 2020. Gil atuou como consultor para várias instituições e o Ministério da Agricultura, e é membro da Royal European Academy of Doctors. Autor de mais de 50 artigos científicos e vários livros, ele foi professor na Cornell University e recebeu diversos prêmios. Além disso, foi diretor do escritório do Governo de Aragão em Bruxelas e presidente da AESAVE.
Tatiane Almeida do Nascimento
Palestrante
Auditora Fiscal Federal Agropecuário, Chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados – Ministrério da Agricultura, Brasil
Marcelo da Costa Ferreira
Palestrante
Professor Visitante Sênior na Univ. Lisboa – Instit. Superior de Agronomia (ISA-UL, 2021 – CAPES/PRINT, Proc. – 88887.571103/2020-00). Professor Titular (2018) e Livre Docente (2010) pela UNESP de Jaboticabal/SP. Estágio pós-doutoral no Silsoe Spray Application Unit no Reino Unido (2007-08; 2010-11). Eng. Agrônomo (1996), Mestre (2000) e Doutor (2003) pela UNESP de Jaboticabal. Coordenou o Curso de Agronomia da UNESP de Jaboticabal (2013-15). Membro do Conselho Universitário da UNESP – Reitoria (2014-15). Coordenador do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento da Tecnologia de Aplicação – NEDTA – UNESP. Responsável pela Área de Tecnologia de Aplicação, nas disciplinas de graduação e de pós-graduação. Foi Chefe do Depto.e Fitossanidade da UNESP de Jaboticabal (2009-11); Foi Secretário Geral da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola – SBEA (2009-11); é membro da Association of Applied Biologists, do Reino Unido (desde 2008); Palestrante em diversos eventos científicos nacionais e internacionais; Coordenou o Programa de Trabalhos de Conclusão de Curso Agronomia da UNESP de Jaboticabal (2009-11); orienta estudantes de graduação e pós-graduação; Idealizador de eventos como Congresso Brasileiro de Fitossanidade (CONBRAF) e Workshop sobre uso de Adjuvantes em Caldas Fitossanitárias. Assessor da FAPESP e de periódicos científicos. Atua em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários, da histórica e legislação até os aspectos técnicos de pesquisa, desenvolvimento e utilização propriamente dita.
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha
Palestrante
Mario Cunha é professor licenciado, mestre e doutor em Ciências Agrárias. É Professor Associado à Universidade do Porto (FCUP) e pesquisador sênior do INESC-TEC. Colabora com o Centro de Investigação em Ciências Geoespaciais (CICGE) e foi pesquisador visitante do Alterra – Wageningen UR, Holanda, e do Centre for Agri-Environmental Research da Universidade de Reading, Reino Unido. Sua pesquisa se concentra em fenotipagem digital de culturas, agricultura de precisão, sensoriamento remoto, modelagem de culturas, previsão de rendimento de culturas e máquinas agrícolas. Representa o INESC-TEC na Infraestrutura Europeia de Pesquisa de Fenotipagem de Plantas (EPP-RI).
Recebeu o Prêmio Syngenta de Inovação em Agricultura e o Prêmio Nacional de Empreendedorismo e Inovação. É autor de mais de 170 publicações científicas, incluindo 120 artigos em periódicos Q1, e tem índice h 30. Liderou 18 projetos de pesquisa e participou de 28 outros, incluindo o projeto DEMETER, financiado pela União Europeia. Detém a propriedade intelectual de inovações, incluindo o Spray_image App® e o sistema SpecTOM.
Participa de programas de transferência de tecnologia junto a instituições internacionais e portuguesas. Avaliou vários projetos de P&D e programas de bolsas de estudo. Integra parte do conselho editorial de publicações, tendo revisado mais de 100 artigos. Academicamente, supervisionou 5 pesquisadores de pós-doutorado, 17 alunos de doutorado e 42 alunos de mestrado e é codiretor do mestrado em Agronomia e diretor do programa de doutorado em Ciências Agrárias da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, FCUP.
Ricardo Braga
Palestrante
Ricardo Braga é professor do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Trabalha com agricultura de precisão; otimização espacial de insumos agrícolas (fertilização, irrigação, lavoura e densidade de sementes); identificação e mitigação de lacunas de rendimento espacial em nível de campo; integração espacial de dados de solo/ECa, monitores de rendimento, drones, satélite e terreno.
Prof. António Palminha, ESA IPSantarém-Portugal
Palestrante
Professor Adjunto, Na Área Científica Da Produção Agricola / Área Disciplinar De Agricultura Geral, Mecanização Agricola, E De Equipamentos E Agricultura De Precisão Para A Escola Superior Agraria De Santarem (Esas)
Data do evento
21/11/2024
Local do evento:
Instituto Politécnico de Santarém
Contato
(+351) 936 924 694
workshop.tecaplic@nedta.com.br