Da esquerda para a direita: Professor António Mexia – ISA, Lisboa (Com. Organizadora); Dr. Vitor Alves Costa – Minst. Agricultura, Brasil; Ana Barbara Oliveira – DGAV, Portugal; Emílio Gil – Univ. Politénica da Catalunha, Espanha; autores do livro Professores Tomomassa Matuo e Marcelo C Ferreira
Evento promoveu o lançamento do livro Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários – Fundamentos, dos Professores Marcelo da Costa Ferreira e Tomomassa Matuo.
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém recebeu no dia 21 de novembro, o I Workshop sobre Tecnologia de Aplicação de Fitofarmacêuticos, promovido por meio da parceria firmada entre o Núcleo de Estudo e Desenvolvimento da Tecnologia de Aplicação – Nedta, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus da Unesp de Jaboticabal, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e Organização Portuguesa de Horticultura.
Em sua primeira edição, o Workshop reuniu participantes da Alemanha, Espanha, França, Portugal e do Brasil e abordou os principais desafios para redução de utilização e do risco dos fitofarmacêuticos, visando à eficiência do controle, com sustentabilidade e competitividade dos cultivos.
“Palestrantes de Portugal, do Brasil e da Espanha abordaram a importância da formação profissional sobre a Tecnologia de Aplicação, inovações no sensoriamento para identificação das ocorrências que possam indicar e orientar de ações fitossanitárias e do sensoriamento remoto para classificação de alvos com as aplicações em taxas variáveis.”, informa o coordenador do Nedta, Professor Marcelo da Costa Ferreira, que proferiu uma das nove palestras do Workshop.
O uso de drones na aplicação de fitofarmacêuticos foi um dos temas mais controversos do evento. Os participantes reconheceram a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que embasem o seu uso seguro no tratamento fitossanitário da agricultura, principalmente a sua utilização no controle biológico de pragas agrícolas.
O Workshop foi patrocinado pelas empresas Albuz, Syngenta, Agrotop, Easymatic Connect, Suporte Agrícola e TeeJet Technologies.